data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)/
Ambulatório irá funcionar em espaço junto à Casa de Saúde, em Santa Maria, para consultas de baixa e média complexidade
Uma parceria entre a prefeitura de Santa Maria, o Hospital São Roque, de Faxinal do Soturno, e a Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) vai impactar diretamente no acesso ao serviço de atendimento oftalmológico que é ofertado para a cidade, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e via 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS). A partir de terça-feira, pacientes que até então tinham a primeira consulta e o retorno agendados para o município da Quarta Colônia, serão atendidos em um ambulatório localizado no Hospital Casa de Saúde, em Santa Maria.
Santa Maria já teve mais de 500 pessoas internadas por coronavírus, metade em UTIs
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Guilherme Ribas, a iniciativa permitirá uma economia com os gastos em deslocamento, maior segurança aos usuários em tempos de pandemia, e possibilitará uma melhora no fluxo de pacientes.
Campanha de vacinação contra pólio fecha a semana com 63% de cobertura no Estado
- Nós buscamos alternativas para dar um melhor acesso a essas pessoas e conseguimos trazer o serviço para cá, após um diagnóstico. O tempo de espera pelas consultas também deve reduzir, com o tempo. É esse o objetivo, de minimizar o desgaste - comenta.
Com mais três registros, óbitos relacionados à Covid-19 em Santa Maria chegam a 104
Segundo o responsável pela pasta, os atendimentos ofertados no novo ambulatório serão de baixa e média complexidade. Já os pacientes que possuem uma cirurgia agendada e que precisam de uma avaliação continuarão sendo transportados pelo município até Faxinal do Soturno.
Para que o serviço pudesse passar a ser disponibilizado no novo espaço, a prefeitura fez um aditivo ao convênio firmado com a Sefas, que administra a Casa de Saúde. O ambulatório passou por algumas adaptações e o serviço será administrado pelo São Roque. O local contará com a atuação de oito profissionais.
- O hospital é referência em oftalmologia para 45 municípios da região, abrangendo duas coordenadorias regionais de saúde. Com a chegada desse ambulatório, os moradores de Santa Maria não precisarão mais ir até Faxinal para serem atendidos. Nós estamos trazendo estes profissionais para cá - explica Roberto Cervo, presidente do Hospital São Roque.
Em 2019, 9.990 pacientes de Santa Maria foram atendidos pelo hospital para consultas e procedimentos de oftalmologia. Até então, o hospital vizinho já vinha fazendo cerca de 300 consultas mensais de pacientes de Santa Maria. O objetivo é aumentar, gradativamente, esse número, inclusive para retornos, para diminuir a demanda reprimida na especialidade.
- Vamos começar aos poucos, para a população entender e melhorar o fluxo. Com isso, vamos conseguir, também, demandar mais pessoas para atendimento de procedimentos cirúrgicos, pois antes o mesmo transporte levava os pacientes de primeira consulta, cirurgia e retorno. Agora, o deslocamento é focado para a alta complexidade - aponta Ribas.
Com isso, os agendamentos continuarão sendo feitos via Sistema de Regulação municipal. As vagas são ofertadas pelo Estado, através da 4ª CRS, e o agendamento é feito pelo município. O Hospital de São Roque continuará atendendo aos pacientes de outros municípios em Faxinal do Soturno.
De acordo com a prefeitura, neste primeiro momento, as primeiras consultas e as de retorno seguirão em Faxinal do Soturno. Porém, a partir desta terça-feira, passarão a ser agendadas 20 consultas diárias conforme a lista de espera, e levando em consideração a urgência de cada caso. Uma vez zerada a lista de espera, as demais passarão a ocorrer de forma local, com o objetivo de aumento de consultas.
* Com informações da prefeitura de Santa Maria